Muitas pesquisas mostram que comer peixe faz bem para o cérebro e potencializa memória. No entanto, o motivo pelo qual o DHA, um ácido graxo ômega-3 encontrados nos peixes, tem efeito benéfico sobre a memória até então era desconhecido.
Pesquisadores da Universidade de Alberta, nos Estados Unidos, descobriram uma possível explicação e publicaram as descobertas no Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism.
O principal autor do estudo Yves Sauve descobriu que modelos de ratos alimentados com uma dieta rica em DHA tinham 30% maiores níveis do ácido graxo na secção de memória do cérebro - conhecido como o hipocampo - quando comparados com modelos animais com uma dieta regular, saudável.
"Queríamos descobrir como a ingestão de peixe melhora a memória", diz Sauve, que continua: "o que descobrimos é que as células de memória no hipocampo podem se comunicar melhor umas com as outras e retransmitir melhor mensagens quando os níveis de DHA nesta região do cérebro eram maiores. Isto pode explicar porque uma dieta rica em DHA melhora a memória."
Sauve observa que quando uma dieta é rica em DHA os adicionais de ácidos omega-3 são depositados no cérebro. O presente estudo confirma este achado, relatado também por outras pesquisas.
"Suplementar uma dieta com DHA, como também aumentar a ingestão de peixe ou tomar suplementos, pode impedir a queda dos níveis de DHA no cérebro à medida que envelhecemos", diz Sauve.
No início do ano, colegas de Sauve descobriram que DHA impede acumulação de uma molécula tóxica na parte posterior do olho relacionada a perda de visão relacionada à idade. Esta investigação ainda está em andamento.