Pessoas que tentam parar de fumar são três vezes mais prováveis de conseguir se elas comem muitas frutas e vegetais, de acordo com um novo estudo realizado nos Estados Unidos.
Os resultados, publicados na revista Nicotine and Tobacco Research, mostraram que ex-fumantes que continuam a seguir uma dieta rica em produtos saudáveis ajuda as pessoas a permanecer mais tempo livre do fumo.
Para o trabalho, a equipe realizou uma pesquisa telefônica nacional de 1 mil fumantes com idades entre 25 anos e mais velhos. Os participantes da pesquisa receberam um acompanhamento por telefone durante 14 meses para descobrir o quanto eles haviam fumado.
O estudo mostrou que os fumantes que comiam mais frutas e legumes eram três vezes mais propensos a não ter fumado pelo menos 30 dias após o início do acompanhamento do que aqueles que comeram menos quantidade desses alimentos.
Os pesquisadores notaram que isso era verdade mesmo depois que eles levaram em consideração a idade dos fumantes, sexo, raça e etnia, educação, renda e motivação para ser saudável.
O estudo também descobriu que fumantes que comiam mais frutas e vegetais fumaram menos cigarros por dia, esperaram mais tempo para fumar o primeiro cigarro do dia e eram menos dependentes da nicotina.
"Podemos ter identificado uma nova ferramenta que pode ajudar as pessoas a parar de fumar. Com certeza, este é apenas um estudo observacional, mas melhorar a dieta de uma pessoa pode ajudá-la a parar de fumar", afirma o autor da pesquisa Jeffrey Haibach, da University at Buffalo.
Segundo os pesquisadores, as frutas e verduras pioram o gosto dos cigarros, o que poderia ajudar a explicar por que eles ajudam os fumantes a parar.
"É também possível que as frutas e legumes dão às pessoas uma sensação de mais saciedade ou plenitude para que sintam menos necessidade de fumar, já que os fumantes, por vezes, confundem fome com vontade de fumar", observa Haibach.
O coautor da pesquisa, Gary A. Giovino destaca que 19% da população americana ainda fuma, mas que a maioria quer largar o vício.
Os pesquisadores ressaltam que mais pesquisas são necessárias para confirmar as conclusões e determinar exatamente como frutas e vegetais ajudam fumantes a largar o hábito.
"É possível que uma dieta melhorada possa ser um importante item para adicionar à lista de medidas para ajudar os fumantes a parar. Nós certamente precisamos continuar os esforços para incentivar as pessoas a ter sucesso", conclui Haibach.