Ciência e Tecnologia
publicado em 23/05/2012 às 13h30:00
   Dê o seu voto:

 
tamanho da letra
A-
A+
Foto: Divulgação/BodyTR
Estudo, financiado pela Drug-Induced Liver Injury Network analisou 109 pacientes que pareciam ter sofrido lesão hepática causada por suplementos. A maioria dos voluntários era do sexo masculino, brancos e com sobrepeso.
  « Anterior
Próxima »  
Estudo, financiado pela Drug-Induced Liver Injury Network analisou 109 pacientes que pareciam ter sofrido lesão hepática causada por suplementos. A maioria dos voluntários era do sexo masculino, brancos e com sobrepeso.

Produtos para musculação e perda de peso são os tipo de suplementos alimentares com maior probabilidade de causar lesão hepática. É o que aponta estudo realizado nos Estados Unidos.

Os suplementos dietéticos e fitoterápicos - que não exigem receita médica e podem ser comprados em farmácias ou pela internet - são utilizados por até 40% da população dos Estados Unidos, apesar de seus efeitos colaterais ainda serem pouco conhecidos.

No estudo, financiado pela instituição norte-americana Drug-Induced Liver Injury Network, os pesquisadores analisaram 109 casos de pacientes que pareciam ter sofrido lesão hepática causada por suplementos dietéticos. A maioria dos voluntários era do sexo masculino, brancos e com sobrepeso.

De acordo com informações publicadas pelo site US News Heath, resultados apontaram que suplementos destinados a ganho de massa muscular, assim como os indicados para perda de peso estão associados a maior probabilidade de lesão hepática. A conclusão da pesquisa foi apresentada esta semana na Digestive Disease Week, em San Diego.

"Há pouca regulamentação para muitos produtos que estão no mercado", alerta o líder do estudo, Victor Navarro, da Universidade Thomas Jefferson, na Filadélfia. O pesquisador sugere os dados colhidos na pesquisa conduzam a esforços mais significativos para a regulação de suplementos alimentares, sobretudo de suplementos voltados para ganho de massa muscular e perda de peso.

No entanto, o levantamento não prova que estes suplementos realmente causam danos no fígado. Os pesquisadores dizem que apenas observaram uma associação que merece investigação adicional.

Veja aqui informações da Food and Drug Administration (FDA) sobre suplementos diários.

Fonte: Isaude.net
  • Indique esta NotíciaIndique esta Notícia
  • Indique esta NotíciaCorrigir
  • CompartilharCompartilhar
  • AlertaAlerta
Link reduzido: 
  • Você está indicando a notícia:
  • Para que seu amigo(a) receba esta indicação preencha os dados abaixo:

  • Você está informando uma correção para a matéria:


Receba notícias do iSaúde no seu e-mail de acordo com os assuntos de seu interesse.
Seu nome:
Seu email:
Desejo receber um alerta com estes assuntos:
Musculação    perda de peso    suplementos    suplementos fitoterápicos    suplementos alimentares    fígado    danos no fígado    lesões hepáticas       
Comentários:
Comentar
Deixe seu comentário
Fechar
(Campos obrigatórios estão marcados com um *)

(O seu email nunca será publicado ou partilhado.)

Digite a letras e números abaixo e clique em "enviar"

  • Twitter iSaúde
publicidade
Jornal Informe Saúde

Indique o portal
Fechar [X]
  • Você está indicando a notícia: http://www.isaude.net
  • Para que seu amigo(a) receba esta indicação preencha os dados abaixo:

RSS notícias do portal  iSaúde.net
Receba o newsletter do portal  iSaúde.net
Indique o portal iSaúde.net
Notícias do  iSaúde.net em seu blog ou site.
Receba notícias com assunto de seu interesse.
© 2000-2011 www.isaude.net Todos os direitos reservados.