Consumo leve e moderado de álcool está associado a risco reduzido de derrame em mulheres. A afirmação é pesquisadores do Brigham and Women's Hospital (BWH), nos Estados Unidos.
O estudo liderado por Monik Jimenez, do Departamento de Medicina do BWH, analisou os dados de 83.578 participantes do sexo feminino Nurses' Health Study. Os pesquisadores observaram os dados das mulheres que não tinham evidência de doença cardiovascular ou de câncer no início e as acompanharam por até 26 anos. As participantes forneceram informações sobre dieta, incluindo a auto-relato do consumo de álcool, dos fatores de estilo de vida e dos eventos de derrame.
Houve 2,171 casos de acidente vascular cerebral: 1,206 foram acidentes vasculares cerebrais isquêmicos, 363 hemorrágicos, e 602 foram de um tipo desconhecido ou provável. Um acidente vascular cerebral isquêmico ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é bloqueado. Um acidente vascular cerebral hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo estoura no cérebro.
Cerca de 30% das mulheres relataram que nunca bebiam álcool, 35% relataram níveis muito baixos de consumo, 37% bebiam moderadamente, e apenas 11% das mulheres relataram beber mais do que o equivalente a uma bebida misturada por dia em média.
No estudo, o baixo consumo foi considerado inferior a 4,9 gramas por dia (a menos de ½ copo de vinho por dia). O consumo moderado foi considerado de 5 a 14,9 gramas por dia (½ a 1 ½ copos de vinho, uma dose de uma bebida mista, ou uma cerveja).
Após a análise dos dados, os pesquisadores observaram que as mulheres que consumiram quantidades de baixas a moderadas de álcool tiveram um menor risco de acidente vascular cerebral total em comparação com as mulheres que nunca bebiam. Os altos níveis de ingestão de álcool não foram associados ao risco reduzido de acidente vascular cerebral.
Os pesquisadores especularam sobre vários cenários que podem explicar a capacidade do álcool para reduzir o risco de AVC. O álcool pode ter componentes para impedir que os coágulos sanguíneos e o colesterol se acumulem nas artérias, o que pode levar a um derrame. Os níveis mais altos de ingestão de álcool podem aumentar o risco de pressão alta e de fibrilação atrial. Que são os fatores de risco para o acidente vascular cerebral.
As conclusões do estudo apoiam a mensagem de saúde pública emitida pela American Heart Association (AHA) com relação ao consumo de álcool. A AHA recomenda que os homens e mulheres que consumem álcool o façam com moderação. Isso significa um drinque por dia para as mulheres e de um a dois drinques por dia para homens. A AHA define como um drinque: uma cerveja de 350 ml ou 120 ml de vinho, por exemplo. Além disso, à luz dos resultados do estudo, a AHA alerta que as pessoas que se abstêm de beber álcool não devem começar a beber devido aos perigos associados (como o alcoolismo).