Ciência e Tecnologia
publicado em 07/03/2012 às 06h26:00
   Dê o seu voto:

Vitamina D pode diminuir risco de fratura por estresse em meninas

Este efeito é observado especialmente entre as meninas pré-adolescentes e adolescentes que praticam atividades de alto impacto

 
tamanho da letra
A-
A+

A vitamina D pode estar associada a um menor risco de fraturas por estresse em meninas pré-adolescentes e adolescentes, principalmente entre as que praticam atividades de alto impacto, de acordo com relatório publicado na Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.

A fratura por estresse, uma lesão esportiva relativamente comum, ocorre quando as tensões em um osso excedem a sua capacidade de resistir a estas forças. Apesar de o consumo de cálcio e de produtos lácteos ricos em cálcio ser rotineiramente incentivado para a saúde óssea ideal, os pesquisadores notaram que a evidência para essa recomendação foi contestada.

Kendrin R. Sonneville, do Children's Hospital Boston (Boston - EUA), e seus colegas conduziram um estudo para identificar se o cálcio, a vitamina D e/ou a ingestão de produtos lácteos foram prospectivamente associados a um risco de fratura por estresse entre as meninas. O estudo incluiu 6,712 meninas pré-adolescentes e adolescentes (com idades entre 9 e 15 anos) no Growing Up Today Study.

Durante sete anos de acompanhamento, 3,9% das meninas desenvolveram uma fratura por estresse. A ingestão de vitamina D se mostrou diretamente ligada a diminuição deste índice, especialmente entre as meninas que participam de pelo menos uma hora por dia de atividade de alto impacto. "Em contraste, não houve qualquer evidência de que a ingestão de cálcio e de laticínios poderia minimizar estes riscos ou que o consumo de refrigerantes era preditivo do aumento do risco de fratura por estresse ou que se tenha confundido a associação entre o cálcio de origem láctea ou ingestão de vitamina D e o risco de fratura", comentam os autores.

Os pesquisadores observam também que, em uma análise estratificada, esta ingestão elevada de cálcio foi associada a um risco maior de desenvolvimento de uma fratura por estresse, embora sugiram que esta "inesperada descoberta" mereça mais estudos.

Os autores concluem que suas descobertas apoiam o recente aumento do Instituto de Medicina na permissão de ingestão diária de vitamina D para adolescentes de 400 IU/d para 600 I/d.

"Mais estudos são necessários para se certificar se a ingestão de vitamina D a partir de suplementos confere um efeito semelhante ao da vitamina D consumida a partir da ingestão dietética".

Fonte: Isaude.net
  • Indique esta NotíciaIndique esta Notícia
  • Indique esta NotíciaCorrigir
  • CompartilharCompartilhar
  • AlertaAlerta
Link reduzido: 
  • Você está indicando a notícia: Vitamina D pode diminuir risco de fratura por estresse em meninas
  • Para que seu amigo(a) receba esta indicação preencha os dados abaixo:

  • Você está informando uma correção para a matéria: Vitamina D pode diminuir risco de fratura por estresse em meninas


Receba notícias do iSaúde no seu e-mail de acordo com os assuntos de seu interesse.
Seu nome:
Seu email:
Desejo receber um alerta com estes assuntos:
vitamina D    saúde dos ossos    fraturas por estresse    fraturas    atividades de alto impacto    adolescentes    meninas    pré-adolescentes   
Comentários:
Comentar
Deixe seu comentário
Fechar
(Campos obrigatórios estão marcados com um *)

(O seu email nunca será publicado ou partilhado.)

Digite a letras e números abaixo e clique em "enviar"

  • Twitter iSaúde
publicidade
Jornal Informe Saúde

Indique o portal
Fechar [X]
  • Você está indicando a notícia: http://www.isaude.net
  • Para que seu amigo(a) receba esta indicação preencha os dados abaixo:

RSS notícias do portal  iSaúde.net
Receba o newsletter do portal  iSaúde.net
Indique o portal iSaúde.net
Notícias do  iSaúde.net em seu blog ou site.
Receba notícias com assunto de seu interesse.
© 2000-2011 www.isaude.net Todos os direitos reservados.