Os idosos que bebem regularmente o chá verde podem ficar mais ágeis e independentes do que seus pares ao longo do tempo, de acordo com um estudo japonês que analisou milhares de pessoas.
O chá verde contém substâncias antioxidantes que podem ajudar a afastar o dano celular que pode levar à doença. Os pesquisadores vêm estudando o efeito do chá verde sobre tudo, desde o colesterol até o risco de determinados tipos de câncer, com resultados mistos até o momento.
De acordo com informações divulgadas pela Reuters, para o novo estudo, publicado na American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores decidiram examinar se os bebedores de chá verde têm um menor risco de fragilidade e deficiência à medida que envelhecem.
Yasutake Tomata, da Tohoku University Graduate School of Medicine e seus colegas acompanharam cerca de 14 mil adultos com idades entre 65 anos ou mais, durante três anos.
Eles descobriram que aqueles que beberam mais chá verde foram os menos propensos a desenvolver "incapacidade funcional", ou problemas com as atividades diárias ou necessidades básicas, como vestir-se ou tomar banho.
Especificamente, quase 13% dos adultos que bebiam menos de uma xícara de chá verde por dia tornaram-se funcionalmente incapacitados, em comparação com pouco mais de 7% das pessoas que bebiam pelo menos cinco xícaras por dia.
"O consumo de chá verde está significativamente associado a um risco menor de incapacidade funcional incidente, mesmo após ajuste para possíveis fatores de confusão", Tomata e seus colegas escreveram.
O estudo não prova que apenas o chá verde manteve as pessoas ágeis à medida que envelheciam.
Os amantes de chá verde geralmente tinham dietas mais saudáveis, incluindo mais peixe, legumes e frutas, bem como mais educação, taxas mais baixas de tabagismo, menos ataques cardíacos e derrames, e maior nitidez mental.
Eles também tendiam a ser mais socialmente ativos e a ter mais amigos e familiares para confiar.
Mas mesmo levando-se estes fatores em conta, o chá verde em si foi relacionado a um risco menor de deficiência, segundo os pesquisadores.
As pessoas que beberam pelo menos cinco xícaras por dia eram um terço menos propensas a desenvolver deficiência do que aquelas que bebiam menos de um copo por dia. As pessoas que bebiam em média três ou quatro xícaras por dia tinham um risco 25% menor.
Embora não esteja claro como o chá verde possa oferecer uma proteção contra a deficiência, a equipe de Tomata fez notar que um estudo recente descobriu que os extratos de chá verde parecem aumentar a força muscular das pernas nas mulheres mais velhas.
Apesar de o chá verde e seus extratos serem considerados seguros em pequenas quantidades, eles contêm quantidades de cafeína e pequenas quantidades de vitamina K, o que significa que podem interferir nos medicamentos que impedem a coagulação do sangue.